Este artigo propõe uma análise sobre as ações de comunicação governamental na esfera pública municipal de Ouro Preto, objetivando construir uma narrativa a respeito da utilização do título de Patrimônio Mundial. Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a recebê-lo pela UNESCO, em 1980. Percebe-se que tal título tem sido referenciado pela mídia principalmente quando esse patrimônio encontra-se em perigo. No entanto, há espaço para muitas outras ações comunicativas para enaltecê-lo e usá-lo a favor do turismo cultural, uma vez que, entre 5.570 municípios, apenas 15 o possuem.
O artigo utiliza a metodologia do Estudo de Caso (YIN, 2001) e é construído à luz da bibliografia sobre o tema e das experiências práticas de outras cidades. Visualiza-se, ao final, uma perspectiva futura a respeito de novas ações para a administração municipal, em especial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, voltadas à valorização do título conquistado pela cidade há quase quatro décadas.
Faça o download do artigo em PDF clicando aqui.
Referência bibliográfica:
FERNANDES, Gilson. COELHO, Nízea. PRATA, Nair. PATRIMÔNIO MUNDIAL PARA QUÊ? Uma análise da comunicação governamental de Ouro Preto. Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas, 28 e 29 de outubro de 2019.. Disponível em: https://gilsonfernandes.com/artigos/2019-conec-patrimonio-mundial-para-que-uma-analise-da-comunicacao-governamental-de-ouro-preto.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022